Sobre o Leilão

O Leilão é uma modalidade utilizada para a venda de bens na qual os interessados disputam a compra por meio de lances. Vence aquele que fizer a mehor oferta.


O Leilão pode ser judicial, quando é determinada sua realização nos autos de um processo judicial, ou extrajudicial, quando o Comitente - aquele que contrata o leiloeiro - pretende realizar a venda em público leilão de veículos, máquinas, equipamentos, imóveis, etc.


Vale salientar que nos casos de Leilão Judicial, a fim de agilizar o processo, o exequente poderá indicar o leiloeiro para realizar a hasta pública (leilão), conforme preceitua o artigo 706 do CPC, "in verbis":


"Art. 706 – O leiloeiro público será indicado pelo exeqüente (Alterado pela L-011.382-2006)".


O Comitente pode ser tanto pessoa física quanto pessoa jurídica (Órgão Público, empresas, bancos, etc).


O Leilão é público, portanto podem participar/arrematar pessoas físicas capazes ou pessoas jurídicas regularmente constituídas.


Para que o interessado possa participar do leilão, ofertando lances e consolidando a arrematação, será necessário que apresente seus documentos de identificação pessoal (RG ou CNH e CPF). No caso do propenso arrematante ser pessoa jurídica, o titular ou o seu representante legal deverá apresentar, além dos documentos já citados, cópia do Contrato Social da empresa. É permitida a participação por procuração, mas o documento deverá conter poderes específicos para o ato de arrematação.


Quando ocorrer a arrematação presencial de um lote, o arrematante deverá permancer no local até a confecção e assinatura de todos os documentos necessários a efetivação do ato. Quando a arrematação de um lote ocorrer online, a equipe de LEILÕES PERNAMBUCO entrará em contato com o arrematante para confirmar a arrematação. Serão fornecidas todas as informações necessárias para que seja efetuada a alienação.


PAGAMENTO:

O pagamento é feito, via de regra, à vista, no ato da arrematação. Porém, em alguns casos é possível até parcelar o pagamento. Todos os leilões são regidos pelas regras determinadas em edital, publicado no site do leiloeiro e em jornais de grande circulação.


COMISSÃO.
Ao valor do arremate será acrescido o valor da comissão do leiloeiro, que deverá ser paga à vista, no ato da arrematação.


De toda forma, aconselhamos a leitura atenta do edital de cada leilão que se pretende participar, pois é nele que constarão todas as informações necessárias para a realização de ums excelente negócio.


Qualquer dúvida, estaremos sempre a diposição para ajudá-lo!!!